Na mesma data, mas no ano de 2002, Layne Staley cometeu suicídio por overdose de uma mistura de heroína e cocaína, conhecida como speedball. Seu corpo foi encontrado quinze dias depois, já em estado de decomposição. Parece esta ser uma data maldita para o Grunge. Como forma de tributo aos dois cantores e compositores, farei uma breve lista com algumas músicas e shows para entender um pouco mais sobre o líder do Nirvana e o do Alice in Chains.
Começo com o primeiro disco do Nirvana, "Bleach", de 1989. O disco é carregado da influência que o músico tinha da banda Melvins, da qual era fã assumido.
- Blew (faixa 1 - mostra bem a crueza do som da banda no início)
- Love Buzz (faixa 5 - música da banda Schocking Blue, com uma roupagem mais agressiva do Nirvana)
- Negative Creep (faixa 7 - uma das músicas mais marcantes do Nirvana, perpetuou-se como mais sombria composição de Kurt Cobain)
Em 1991, toda a indústria musical foi abalada pelo lançamento de "Nevermind", que com a música de entrada "Smells like teen spirit", desbancou Michael Jackson do primeiro lugar das paradas em todo o mundo, sendo comparada apenas com o sucesso dos Beatles. - Smells like teen spirit
- Polly
- Lounge Act
- Drain You
- Something in the way
Em 1993, o último álbum de estúdio com músicas inéditas do Nirvana foi lançado. In Utero não teve a mesma repercussão que Nevermind, mas mostrou como a composição de Kurt Cobain evoluiu para algo mais adulto e sombrio, mesmo com as claras influências de sua então esposa, Courtney Love.
- Serve the servants
- Heart-Shaped Box (composta, segundo as lendas, em conjunto com Courtney Love)
- Pennyroyal tea
O álbum Incesticide, lançado em 1992, foi uma compilação de b-sides do Nirvana e covers de algumas músicas que a banda vinha tocando em shows ao longo da carreira. Entre as canções, destaca-se Molly's Lips, regravação da banda The Vaselines, que Kurt gostava ao ponto de batizar sua filha com o nome da vocalista Frances.
- Dive
- Molly's Lips (Vaselines)
- Been a son
- Son of a gun (Vaselines)
- Aero Zeppelin (em homenagem ao Aerosmith e Led Zeppelin, é considerada a Stairway to Heaven do Nirvana)
Além dos 4 discos principais, foram lançados vários com lags (discos com músicas raras, inéditas e gravações não-oficiais), e o belo Unplugged MTV, gravado em Nova Iorque e considerado um dos melhores acústicos da série. Deste clássico show, ofereço:
- About a girl (em uma versão mais calma e melancólica)
- The man who sold the world (de David Bowie)
- Plateau, Oh, me, Lake of fire (dos Meat Puppets, que fizeram participações especiais no show)
- Where did you sleep last nitgh (de Leadbelly, com ênfase ao segundo verso, onde Cobain, diferentemente dos ensaios, deixa a voz rasgar, eternizando a canção como um último suspiro antes de seu suicídio em 94)
Escutando estas canções e procurando os vídeos de shows, é fácil identificar todo o peso e entender por que Kurt Cobain se tornou o que é hoje para o rock em geral.
Para entender Layne Staley:
O álbum Facelift foi lançado em 1990, antes do importante Nevermind do Nirvana, mas ainda assim ficou marcado por canções que ainda hoje embalam muitos jovens e servem de inspiração para muitas bandas. Ao contrário do Nirvana, o Alice in Chains é uma banda grunge de mais peso, com maiores influências do Heavy Metal do que o Punk da banda de Kurt Cobain.
- Man in the Box
- Love, Hate, Love
O segundo disco, Dirt, foi lançado em 1992, no auge da "Era Grunge". Este foi o disco responsável por consagrar a banda como a de mais qualidade sonora do estilo, principalmente pelos perfeitos conjuntos das vozes de Layne Staley e Jerry Cantrell.
- Them Bones
- Down in a hole
- Would?
O EP Jar of Flies, lançado em 1994, foi importante justamente por ser o primeiro disco neste formato a chegar ao topo das paradas da Billboard e, marcando presença maior que o disco em estúdio Alice in Chains, que viria em seguida, em 1995.
- Nutshell
- No Excuses
Além destes trabalhos, existem os vários não-oficiais que ambos os músicos participaram. De Kurt Cobain, foi lançado em 2005 o encantador "Sliver: the Best of the Box", com gravações raras, em voz e violão e versões antigas, até mesmo em ensaios do Nirvana. Diz-se que a própria filha de Kurt, Frances Bean Cobain, foi quem escolheu as músicas que entrariam na coletânea.
Layne participou de um projeto chamado Mad Season, em que participavam também o guitarrista Mike McCready do Pearl Jam, o baterista Barret Martin do Screaming Trees e o baixista John Baker Saunders.
Então, acompanhando a volta do Grunge na moda (do meu texto anterior), vale homenagear estes dois ícones da música "noventista", prestigiando seu trabalho primoroso. Espero que a dica tenha valido e que as canções escolhidas lhes agrade tanto quanto a mim.
Guilherme Peace
Caramba, não sabia dessa coincidencia de datas. Algo meio sexta-feira 13...
ResponderExcluirHeart-Shaped Box e Pennyroyal tea são umas das minhas favoritas do Nirvana.
Alice In Chains eu conheço mto pouco, mas gostava da qualidade vocal do Layne.
Abçs!!!!
Adoro Nirvana e Alice in Chains, é uma pena que tenham acabado tragicamente e decepcionante que outras bandas não se influenciem nelas e façam um som pelo menos digno.
ResponderExcluir