Passando pela banca de jornais neste último domingo, me deixei parar por ver uma palavra que há muito não via em destaque: Grunge. A palavra estava inserida em uma manchete do Jornal Agora, de São Paulo, e vinha acompanhada de uma pequena revista, onde os anos 90 eram citados como agora remanescentes.
Obviamente, por ser integrante de uma banda deste estilo musical, me interessei e resolvi fazer uma pequena pesquisa sobre o assunto.
Sabemos que, no geral, a moda tem um aspecto renovável incrível; de épocas em épocas, ela se repete de forma diferenciada, trazendo tendencias que já foram utilizadas. Ainda há pouco tempo, os vestidos comportados dos anos 50, cabelos à la rockabilly, batons de um vermelho berrante e outras características da moda desta época estavam tão em alta quanto os famosos scarpin, disputados nas vitrines com igualdade.
Logo em seguida, tivemos a remassificação dos anos 70 e 80, onde o colorido e o descombinante voltaram a desfilar pelas ruas. na música, bandas como Strokes, CSS, Mallu Magalhães, as várias de rock britânico, entre outras, renovaram os estilo antiquados, trazendo-os à tona. Temos o Folk, o rock clássico, o oitentista barato e divertido, todos em novas roupagens por estas e outras bandas. Então, não era de se estranhar que o movimento mais famoso dos anos 90 também voltasse, na passarela, na música e na mídia.
Em uma postagem especial para o TERRA, Elis Martini comenta: ''Atualmente o estilo grunge tem aparecido com cada vez mais freqüência nas passarelas ou em looks de celebridades. A atriz Katie Holmes, mulher de Tom Cruise, é famosa por suas calças e cardigãs folgados bem ao estilo grunge. Mary-Kate Olsen é outra que aderiu à moda, já tendo sido vista de camisa xadrez diversas vezes.''
Não só estas, como várias outras celebridades já foram fotografadas usando roupas no estilo grunge. Até mesmo em programas de TV, vemos famosos (que conhecem ou não o estilo), usando camisa-flanela e jeans desbotados.
Na interessante matéria, Elis Martini continua: "Nas passarelas, o estilo grunge geralmente aparece revisitado e em uma versão mais moderna. A marca inglesa Mulberry, por exemplo, apostou nos delicados vestidos usados por Courtney Love na sua última coleção de inverno. Já a brasileira Osklen trabalhou com as malhas listradas características do estilo nas peças apresentadas na São Paulo Fashion Week Outono/Inverno 2008. "
Minha banda, a antiga "Bagunça Organizada", sempre trouxe o grunge como tema principal. A música caracteristicamente grunge, com guitarras distorcidas e letras sombrias esteve tão presente no início dos anos 90 quanto as calças rasgadas, camisas-xadrez, juventude letárgica e cabelos bagunçados.
Minha banda, a antiga "Bagunça Organizada", sempre trouxe o grunge como tema principal. A música caracteristicamente grunge, com guitarras distorcidas e letras sombrias esteve tão presente no início dos anos 90 quanto as calças rasgadas, camisas-xadrez, juventude letárgica e cabelos bagunçados.
Assim sendo, com o retorno do movimento Grunge pré-anunciado pelos jornais e comentaristas de moda e música, vejo uma chance de reviver o bom e velho movimento, utilizando-me de minhas próprias canções como trilha sonora.
E que, se forem aderir à bela e excêntrica moda, que seja ouvindo Bagunça Organizada, Nirvana, Alice in Chains, ou qualquer banda nova que relembre este já clássico estilo, estético e musical.
.
.
.
Guilherme Peace
.
.
.
Para ouvir Bagunça Organizada: http://www.palcomp3.com.br/bagunca_organizada/
DEFINIRIA ESTE POST COMO UM TEXTO JORNALÍSTICO DE VERDADE E NÃO APENAS UM "PAPEL ESCRITO". APESAR DE NÃO POSSUIR CONHECIMENTO TÉCNICO O BASTANTE PARA AFIRMAR SE O TEXTO ESTÁ BOM OU NÃO. TENHO SENSO O SUFICIENTE PRA DIZER QUE VOCÊ CONSEGUIU PASSAR A INFORMAÇÃO DE FORMA CLARA, SENDO A LINGUAGEM ACESSIVEL, E ABRANGENTE, POIS AO LONGO DO TEXTO SÃO CITADOS EXEMPLOS DO ESTILO GRUNGE NA MÚSICA, NA MODA...
ResponderExcluirMOSTRANDO DOMÍNIO SOBRE O TEMA DISSERTADO.
PS: APROVEITOU A OPORTUNIDADE PRA FAZER UM "MERCHADISING" DO BAGUNÇA ORGANIZADA. (RISOS)
FLWS
O grunge na moda também saiu na capa da Vogue. Bem interessante! ahhaha
ResponderExcluir[coisa de quem faz moda né. :P]
O negócio agora é ser retrô. Tá tudo voltando hahhah... Eu, particularmente, adoro isso tudo, já que o "atual" não era tão agradável e bonito. [pra mim, pelo menos. ahahha]
Vou dar uma olhada no blog lá! ;)
Beijos.
É a moda é Retrô!Lembro que quando tive a minha fase grunge,adorava ir em brechós e comprar coisas xadrez e desbotadas.Era viciada em Nirvana e Pearl Jam...bons tempos.
ResponderExcluirE eu tbm vi essa reportagem no jornal agora.Muito bem escrito seu texto.Vai praticando jornalista.
Beijos Dani,a de rádio e tv...heheehe.
Eu disse que eu não sei comentar...
ResponderExcluirBom independente de ser a moda grunge ou não, ela sempre volta ao passado, ou com alguma tendência referente a isso.
E acredito que bandas influênciam nisso também.
E ai, adorei o post do Alex ahushaushau, até parece um crítico de verdade u.u (ele se acha)
E o MERCHADISING da banda não podia faltar né...
Bom como eu disse, eu não sei comentar...
eu estou mais pra grunge agora
ResponderExcluiramo paerl jam e nirvana
l7 e a banda role eles estam me ensinando muito
sobre o estilos e as lentra
sou ainda adolencente estou vivendo o meu momento né
todos eu aho que passa por essa face mis estou
curtindo pra caramba
bjuuuu
pois bem será que temos como viver esse estilo ainda
ResponderExcluirporque a musica em geral no mundo é uma merda concerteza